Sugestões - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

Sugestões

Turismo Fotográfico
Índice
(Em ordem de lançamento)
• Turismo Ft 06 - O Ato de Fotografar 01 • Turismo Ft 05 - Urbano 01 • Turismo Ft 04 ZooParque, Itatiba, SP 01 •
• Turismo Ft 03 - Paranapiacaba, Município de Santo André, SP 01 • Turismo Ft 02 - Aparecida 01 • Turismo Ft 01 •
Turismo Fotográfico 06 - O ato de fotografar 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jun./22
• Sair fotografando durante uma viagem, festa, passei, uma simples caminhada, entre outras possibilidades sem que se tenha um conhecimento mínimo necessário do seu equipamento novo ou mesmo com relação ao seu velho é muito provável que ocorrerá um desastre. Eu mesmo passei por isso, não testei um equipamento antes de utilizá-lo e ele veio com um problema de energia, descarregava as pilhas recarregáveis muito rapidamente, dez disparos não tinha mais carga nas pilhas. O problema era um defeito interno, que se eu tivesse testado antes o teria percebido, tive que levar à assistência técnica onde imediatamente trocaram o equipamento pelo mesmo modelo. O segundo não tinha o problema, um conjunto de pilhas, neste novo equipamento, permitia fazer pelo menos 350 capturas, cheguei a fazer 448 disparos (sem uso do flash). Era um equipamento compacto e de grande marca.
• A fotografia digital veio para ficar, até que outra tecnologia a substitua, porém, sem conhecer o seu equipamento a possibilidade de ajustes mais precisos e manuais não será possível, por exemplo, equilíbrio (balanço) de branco, um recurso interessante e importante. Por essa razão, é importante ler o manual, pesquisar nas redes sociais, é muito comum os fabricantes postarem orientações, por exemplo, no Youtube.
• Outra questão importante para o seu aprendizado e evolução como fotógrafo amador, entusiasta ou mesmo profissional é observar, analisar, estudar e descobrir a maneira que os grandes fotógrafos realizam suas capturas fotográficas, esse estudo ajudará na criação de um estilo próprio. Boas experiências!
Turismo Fotográfico 05 - Urbano 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mai./22
• O turismo fotográfico pode ser urbano, rural, selvagem, fluvial, marítimo, entre outras possibilidades e, ainda, pode ser diurno ou noturno, em dia ensolarado, nublado, chuvoso, com chuva etc. Como pode ver, existem diversas possibilidades, mas se trata de um espaço urbano, seja em uma localidade do interior ou de uma capital ou grande cidade. As pequenas cidades têm a vantagem de um trânsito menor tanto de veículos e ou de pessoas, neste último caso favorecem capturas de ruas ou edificações mais "limpas", ou seja, sem grande movimento, já falamos sobre este assunto em outra matéria do site FotoOlhar.com.
• Vamos então ao assunto desta matéria, as capturas fotográficas de ambiente urbano não se restringem apenas a vista urbana de ruas, avenidas, praças, túneis, mas de esculturas ao ar livre, detalhes de um chafariz, detalhes de uma calçada ou piso em terra, da maçaneta de uma porta, da data no alto de uma porta identificando a data da construção, de um portal, frontão, beiral, batente, janela, porta, de um viaduto ou ponte, não falei de pessoas, pois este é um tema para outra matéria. Veja que as possibilidades são muitas, só citei algumas.
• Aquele cão de rua pode ser objeto de uma fotografia, principalmente quando faz algo inusitado, vale para os gatos. Em pequenas vilas ou cidades do interior é possível ver animais como cavalos, burros, jumentos, galinhas, galos, pintinhos e patos, soltos, perambulando na beira de uma rua ou estrada.
• Muitas cidades são cortadas por córregos, riachos, rios, possuir lagos e até queda d'água, geralmente eles possibilitam boas capturas fotográficas, mesmo quando poluídos e neles podemos ver em muitas oportunidades animais silvestres, aves e até peixes. Igrejas históricas ou de projeto arquitetônico inovados podem ser um bom tema, mas não fique em planos abertos o tempo todo, busque detalhes interessantes com planos mais fechados, para isso não importa o tipo de equipamento que você possui. Use, quando for possível, o zoom óptico e se não o tiver o zoom digital, para capturas de detalhes no alto das edificações, monumentos artísticos, históricos e culturais.
• Lembro-me de um fato quando estive pela segunda vez em Paraty, RJ, ao fotografar uma poça de água em uma das ruas do Centro Histórico, fui questionado por uma moça, que também fotografava, o porquê estava fazendo aquelas capturas. Eu lhe chamei e pedi para observar a poça na mesma posição que eu fotografava. Quando ela observou as edificações refletidas na poça d'água ficou entusiasmada e até pediu se poderia fazer aquela foto, como se fosse dono da rua. Conversando, mostrei que fiz diversas fotos em planos abertos, mas também de detalhes, como, de fechaduras, batentes de portas e janelas, degraus de escadas, beiral, das janelas com cortina de renda, entre outras opções. As ruas no Centro Histórico de Paraty são de pedra e irregulares, difícil para andar, que também foi muito fotografado por mim.
• Para finalizar, quando estiver fotografando em um Centro Urbano, não deixe que nada tire sua atenção, vá fazê-lo sem nenhum outro compromisso, vá com calma, tranquilo observando tudo a sua volta e procure ser diferente, inédito e inovador. Boas experiências e capturas fotográficas!
Turismo Fotográfico 04 - ZooParque, Município de Itatiba - SP 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Set./21
• Nesta sexta-feira, dia 24/09/21 estive no zoológico que fica à beira da Rodovia Dom Pedro I, em Itatiba. é muito bem sinalizado.
• O passei percorre o espaço com muitos animais soltos, fora de jaulas e em recintos a céu aberto. Outra área de interesse é o aviário e o Museu, este espaço é novo. Boas fotos!
Turismo Fotográfico 03 - Luiz Carlos, Município de Guararema - SP 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Set./21
• No domingo, 19/09/21, estive no distrito de Luiz Carlos fazendo capturas fotográficas da estação do trem turístico com três de época, locomotiva e carros. Usei a Canon T4i, objetiva Ef-s 18x135 e a EF 70x300 mm.
• Você pode fazer o passeio de três, saindo de Guararema, com destino a Luiz Carlos, tempo do percurso é de meia hora e é feito nos sábados e domingos, também em feriados.
Turismo Fotográfico 02 - Paranapiacaba, Município de Santo André - SP 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul./21
• Santo André é um município vizinho da capital paulistana que tem o Distrito de Paranapiacaba como uma atração para fotógrafos e fotógrafas, além de trilhas na reserva da Serra do Mar, pago e é obrigatório guia. Trata-se de um local construído para atender as necessidades da Estrada de Ferro que desce para o litoral. Você ir de carro, ônibus de excursão ou ainda de trem (este exige reserva e funciona em feriados e finais de semana), mas se deseja mais tranquilidade o ideal é ir durante a semana. Boas fotografias!
Turismo Fotográfico 01 - Aparecida 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jun./21
• O turismo fotográfico pode ser para laser, férias, trabalho ou religioso, Aparecida é uma cidade no interior do Estado de São Paulo, mais precisamente, no Vale do Paraíba, com uma estrutura turística de qualidade permite a captura fotográfica em muitos espaços, não apenas nas áreas dos Santuários, por sinal, com equipamento DSLR de entrada ou full frame você terá problema com os seguranças, pois acham que é um jornalista. Um equipamento compacto, superzoom, mirrorless ou os smartphones, não há problema.
• O turismo fotográfico não se restringe a estes ambientes apenas, tem o Centro Histórico, onde está a Matriz Basílica (Basílica Velha) a região da Igreja São Benedito, o Rio Paraíba do Sul, os morros em torno da cidade, ainda, bem próximo, o Município de Guaratinguetá. Os espaços abertos e as ruas também permitem excelentes fotos. Vejam abaixo algumas fotos por mim capturadas na Cidade de Aparecida. Boa experiência e fotografias!

Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Goiás
Espírito Santo
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraiba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Rorâima
São Paulo
Santa Catarina
Sergipe
Tocantins

AC - Norte
AL - Nordeste

AP - Norte

AM - Norte

BA - Nordeste

CE - Nordeste

DF - Ctr.-Oeste

GO - Ctr.-Oeste

ES - Sudeste

MA - Nordeste

MT - Ctr.-Oeste

MS - Ctr.-Oeste

MG - Sudeste

PA - Norte

PB - Nordeste

PR - Sul

PE - Nordeste

PI - Nordeste

RJ - Sudeste

RN - Nordeste

RS - Sul

RO - Norte

RR - Norte

SP - Sudeste

SC - Sul

SE - Nordeste

TO - Norte

As siglas de cada Estado e indicação da Região.

  • Esta página do Site FotoMBoé é destinada a indicação de locais e localidades que proporcionem imagens fotográficas de qualidade. Além dessa condição ter a possibilidade da obtenção de imagens inéditas e diferenciadas.

  • Muitas vezes aqueles locais “impróprios” para a fotografia geram imagens espetaculares, basta o fotógrafo ter uma noção de plano, profundidade de campo, ângulo, luz e sombra...

  • Numa viagem a fotografia é também uma forma de lazer, mas principalmente um registro que poderá ser tradicional ou inovador e mais interessante. Muitas vezes se torna cansativo visualizar imagens de viagens por serem muito tradicionais e de pouco interesse.

  • O nosso objetivo é exatamente propor sugestões que permitam e favoreçam um registro diferenciado. Esse tipo de imagem poderá ser impressa, gerar livros impressos, mas também vídeos, e-livros etc. As possibilidades são muitas com as novas tecnologias multimídias.

  • Todas as cidades, localidades urbanas ou rurais e locais indicados ou sugeridos foram visitados por nós do FotoMBoé.com, portanto não faremos sugestões se não pudermos conhecer a localidade.

  • Em nenhum momento obtivemos benefícios ou o sugerimos para avaliar o local. Evitamos nos identificar para que não ocorram tentativas para influenciar nossa opinião.


  • As Capitais: Nas Capitais a indicação será por Bairro e em ordem alfabética. Dessa maneira haverá maior facilidade na pesquisa e análise das páginas.

  • O nome da página, no menu conterá a abreviação "Cap", por exemplo: a capital do Ceará "CE-Cap001az", sendo o número a indicação da página e, por fim, as duas letras finais, "CE-Cap001ab", indicam as iniciais do nome das cidades ou bairros, sendo uma capital. Essa nova organização facilitará o acesso às páginas no menu principal.


Para facilitar a pesquisa e localização da cidade indicada disponibilizamos o mapa político do Brasil com as cinco regiões. estados e o Distrito Federal.

Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo