Sugestões.01 - FotoOlhar

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Sugestões.01

Foto Estúdio
Índice
(Em ordem de lançamento)
Tapadeira 01 • Rebatedor 01• Sugestões 03 Fundo Infinito Sugestões 02 Geral 02 Sugestões 01 Geral 01 •
Sugestões 05 Tapadeira 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jan./24
• Em muitas situações o uso de uma tapadeira preta será útil para que melhore sua captura fotográfica, por exemplo, melhorando uma área de sombra e esta ficará em um espaço oposto à fonte de luz, mas também poderá ficar diagonalmente e até sobre o modelo. Trata-se de uma placa ou painel, ou ainda, uma folha de papel cartão, por exemplo, preta, com tamanho proporcional ao modelo e a área que se deseja este efeito. O preto não reflete luz, por esta razão ele acentuará as áreas de sombra, valorizando o volume, as formas e até a textura.. Bom trabalho e pesquisa!
Sugestões 04 Rebatedor 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jan./24
• Os rebatedores poderão ser coloridos opacos, metalizados, brilhantes ou brancos (neutros). Seu uso vai depender de suas propostas e ou necessidades. Vale lembrar que o preto ou cinza escuro não são rebatedores, mas sim tapadeiras, pois não refletem luz. No caso do cinza escuro 75% ou superior a luz refletida é muito pequena, nestes dois casos, estes neutros ajudam escurecer uma área, condição necessária em muitas situações, por exemplo, para destacar as formas e o volume do modelo.
• Os rebatedores coloridos refletirão a sua cor sobre o modelo valorizando suas formas, o volume, a textura, criando uma área de uma cor complementar valorizando-se a sua própria cor, uma maquiagem...
• Cuidado com os rebatedores metalizados, pois estes poderão gerar sobre o modelo brilhos inadequados.. Bom trabalho e pesquisa!.
Sugestões 04 Rebatedor 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jan./24
• O uso de um rebatedor, neste caso branco, melhora a iluminação sem a necessidade de uma segunda fonte de luz em seu estúdio improvisado ou profissional. Bom trabalho e pesquisa!.
Sugestões 03 Fundo Infinito 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr./22
• O fundo infinito é composto de uma única cor ou neutro (preto, branco ou um dos tons de cinza) e poderá ter uma fonte de iluminação direcionada para ele, rebatida ou ser parcialmente iluminado, ou ainda, vinda por trás dele. Sua função é a valorização do modelo principal, ou melhor, dos contornos do corpo do modelo, seja ele uma pessoa, animal, objeto, vegetal etc. Este fundo infinito pode se prolongar ao piso, mas se ele é limitado ao fundo, é necessário que o piso esteja integrado com o fundo para não tirar a atenção do modelo.
• A iluminação poderá ser com flash ou luz contínua, dependerá dos seus objetivos e necessidades, ou ainda, preferências, bem como o uso de rebatedores e modificadores.
• É importante destacar que existem fundos fabricados exclusivamente para fotografia, seja em papel, plástico ou tecido, mas você poderá usar tecido comum, para roupa, lençóis, toalhas... O papel kraft (rolo largo), por exemplo, gera um fundo infinito interessante e pode ser usado em ambos os lados. O improviso, como deste exemplo, geralmente será produtivo, mesmo quando é uma parede sem reboco, pintura ou preparada para uma fotografia, rústica. Bom trabalho!
Sugestões 02 Geral 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./22
• O piso é um problema, pois exige muito cuidado com a limpeza, manchas, poeira, brilho etc. Para evitar estes problemas garanta um piso acinzentado e se precisar dele branco você poderá usar placa de madeira, tecido esticado, piso vinílico opaco e liso (este pode ser substituído se não colado).
• Garanta que a área do piso não seja pisada sem limpar os pés e ou calçados. Em pisos brilhantes cuidado para que a luz não provoque brilhos indesejáveis, nestes casos é recomendado usar à frente da fonte de luz um difusor, que pode ser um tecido fino e branco, ou ainda, em cor. Cuidado, neste caso, para que rebatedores e modificadores reflitam nele.
• Usando tecido garanta que este fique esticado, sem dobras ou ondas, a não ser que esta seja a sua proposta.
• O tom do piso pode variar dependendo dos ajustes do seu equipamento, da posição, distância e intensidade da(s) fonte(s) de luz, seja ela natural ou artificial. Bom trabalho e experiências!
Sugestões 01 Geral 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./22
• Falarei um pouco sobre o espaço a ser utilizado. Seu primeiro estúdio poderá ser em seu quarto ou outro espaço disponível em sua residência, como uma garagem, um quartinho nos fundos ou até outra residência nos fundos de sua casa, por exemplo. Usar um espaço em uma residência de um familiar, usar um imóvel seu ou de um familiar. Alugar um espaço para este fim, condição que elevaria os custos iniciais etc.
• Mas antes é preciso saber que tipo de fotografia você gostaria de fazer, por exemplo, fotografia still, de bebê, de plantas, produtos para serem comercializados, pequenos animais, aves, entre outras opções. Nestes casos o pé direito não precisa ser muito alto e a área também não precisa ser muito grande, portanto, um espaço medindo 2,00 x 2,00 x 2,10 m (larg. x Compr. x alt.) já seria o ideal. Essa é apenas uma indicação, não uma regra. Porém, você vai fotografar modelos, pessoas, o pé direito deve ter pelo menos 2,30 m e, se possível, ser até mais alto para a utilização de modificadores maiores e iluminadores fixados em gruas, por exemplo, pé direito maior do que 3,00 m.
• Se você vai fotografar alimentos o ideal é que se tenha pelo menos uma janela no espaço, essa condição evita ter que simular iluminação vinda de fora, ou seja, a natural, principalmente se seu estúdio for pequeno.
• As paredes poderão ser revestidas com reboco, mas antes, impermeabilizá-las, para evitar umidade e mofo. Podem ser pintadas com um dos neutros (cinza, preto ou branco) e até em uma cor. O ideal é pintar a parede de branco, outra de cinza e uma de preto, as paredes brancas poderão ganhar cor usando uma fonte de luz coloriza. Porém, dependendo da iluminação o fundo poderá variar em relação ao tom, por exemplo, um fundo preto, se tornar cinza, isso vai ocorrer dependendo dos ajustes de seu equipamento e da direção das fontes de luz.
• Também poderá revesti-las com madeira, como compensado e depois pintá-lo de branco, este poderá ser fixo (permanente) ou removível para ser substituído por outro de outra cor ou neutro.
• As paredes poderão ainda ser revestidas com tecido, mas neste caso é importante ter um suporte para sustentá-lo e que permita a substituição deste por outro de cor, neutro ou estampa diferente. O tecido poderá ser fino e de algodão, mais grosso e sintético, mas sem brilho (a não ser que você deseje ter brilho no fundo), o veludo produz bons efeitos, mas é caro. Tecidos finos permitem a iluminação atrás deles, por exemplo, tecido para filó ou tactel, produzem efeitos interessantes, bem como tecido de algodão fino. Os tecidos valem para foto de modelo, still, criança...
• Você também poderá usar plástico, mas este tem o inconveniente do brilho e nem sempre será a melhor opção.
• Para finalizar, tenha mais de um tripé para seus equipamentos fotográficos, pelo menos duas câmeras, pelo menos três tripés para iluminação e se o espaço permitir uma grua para iluminação. Tenha cuidado com pessoas circulando em seu estúdio que poderão gerar sombras indesejáveis e até interferir na iluminação, e, ainda, se houver algum elemento metalizado, ter sua imagem refletida nele. Nem sempre este tipo de correção é possível ou ficará adequada na pós-produção. Boa organização de seu estúdio, trabalho e resultados!
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