Objetivas.01 - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

Objetivas.01

Equipamentos
Índice
Cambiáveis X Fixas 01 • Smartphones 01 • Objetivas 01 •
Objetivas 03 - Cambiáveis X Fixas 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Nov./22
• Todo aquele ou aquela que fotografa precisa escolher o equipamento que melhor lhe atendera no dia a dia, seja em relação ao seu trabalho, lazer, uma festa etc. As câmeras possíveis são diversas e algumas com objetivas fixas (ao corpo do equipamento) e, portanto, com milimetragem, quando zoom fixa porque não há a possibilidade de trocá-las. Os equipamentos que possuem objetiva fixa são as câmeras compactas, smartphones, superzoom, tablets etc. Por sua vez as câmeras DSLR (de entrada ou full frame, ou ainda, médio formato) e as mirrorless, que permitem a troca da objetiva, a milimetragem delas vai variar conforme o modelos, fixas (são fixas porque a milimetragem não muda), como, 24mm ou 85mm e as zoom, por exemplo, 17x40mm ou 70x300mm.
• Cada equipamento tem suas vantagens e desvantagens, por exemplo, as câmeras compactas e os smartphones são leves, compactos, facilitam o transporte, diferentemente das DSLR, que além do peso do corpo da câmera, também tem o peso das objetivas, seu tamanho é bem maior. As mirrorless são mais leves do que as DSLR, porém, mais pesadas em relação às compactas e os smartphones. Por estas razões não compre equipamento por impulso, faça uma boa análise e defina qual lhe será mais útil. Boas capturas!
Objetivas 02 - Objetivas Smartphones 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jun./22
• Estas objetivas não são acopladas diretamente na câmera, mas sim por meio de um suporte tipo garra ou pinça onde são rosqueadas as objetivas. Existem objetivas fixas, mas cambiáveis, objetivas zoom, desde as grande-angulares, macros, normais, teleobjetivas etc. Sua construção vai depender do fabricante, mas as melhores são de alumínio e as lentes de vidro próprio para lente, ou seja, vidro de melhor qualidade e pureza.
• São proporcionalmente bem mais baratas em relação as objetivas das DSLR ou mirrorless e podem ser usados na maioria dos smartphones, mesmo naqueles que tem mais de uma câmera. São pequenas e leves, portanto, de fácil transporte. Produzem resultados interessantes e permitem fazer capturas impossíveis para este tipo de equipamento.
• Para as teles recomenda-se usar um mini tripé ou um tripé com adaptador para smartphone. Estas objetivas não possuem ajustes em seu corpo, como, o modo auto/manual... Elas são sobrepostas à objetiva do smartphone que é fixa ao corpo deste. Boa aquisição e utilização!
Objetivas 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jun./22
• Na imagem podemos ver o que ocorre com a luz após passar pelas lentes no interior da objetiva, não são só estes modelos, existem outros e conforme o modelo do equipamento varia em tamanho (diâmetro), no revestimento e material que é produzido, por exemplo, cristal, vidro ou acrílico...
• Dependendo do fabricante e do modelo de equipamento a objetiva pode variar em tamanho em relação à distância focal, variar no número de lentes no interior da objetiva, quanto o material que é fabricada, se é fixa (no corpo da câmera ou as cambiáveis com distância focal única). Outra possibilidade em qualquer modelo de objetiva é a opção de ajuste manual ou autofoco, raramente nas câmeras compactas e não existem em smartphones. Em alguns modelos de objetivas cambiáveis há a possibilidade de optar pelo modo de estabilização. Bons estudos!
Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo