Introdução.01 - FotoOlhar

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Introdução.01

Foto Preto e Branco - PeB
Índice
(Em ordem de lançamento)
Introdução 03 Introdução 02 • Intodução 01 •
Introdução 04
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul./22
• A fotografia em preto e branco produz áreas chapadas, sem volume, textura ou variação tonal, as formas são definidas pelos contornos e o contraste entre o branco e o preto. Não é como uma foto em escala de cinza que possui a variação tonal do cinza, desta maneira definindo as áreas de luz e sombra, passagens tonais, texturas...
• As fotos em preto e branco ou simplesmente P&B, são obtidas apenas na pós-produção, não conheço nenhum equipamento que possuo a opção de captura direta em P&B. A maioria dos softwares grátis, pagos e os livres possuem esta opção de conversão, o Gimp é um deles. Bom trabalho!
Introdução 03
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jan./22
• A fotografia preto e branco só é obtida na pós-produção, portanto a captura ocorrerá em cores, seja no aspecto Raw ou Jpeg, não confundir com a fotografia nem escala de cinza, que erroneamente é denominada de preto e branco, mas como foi padronizada esta denominação não há como modificá-la de imediato, mas é importante entender que na realidade e a fotografia preto e branco só terá os neutros preto e branco e não haverá tons de cinza.
• Alguns softwares grátis que aceitam plugins possuem uma ferramenta que faz esse tipo de conversão fotográfica, da escala de cinza ou da colorida para o preto e branco, como já vimos a fotografia preto e branco é definida principalmente pelo contorno, pois não haverá contraste nas áreas pretas ou brancas, pois não tem os tons de cinza.
• O Paint.Net, o Gimp, entre outros tem plugins para esta função, são grátis, a diferença é que o Gimp é um software grátis e livre e o Paint.Net é proprietário, portanto o código fonte é fechado. Bom trabalho e boa experiência!
Introdução 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr./21
• A fotografia em preto e branco só terá qualidade se houver áreas com grande qualidade e que permitam na conversão visualizar as formas dos elementos, objetos, entre outras possibilidades, que fazem parte da composição. Quando não houver grandes contrastes a imagem poderá resultar em manchas sem sentido, por exemplo, imagens com muita iluminação, mas como toda regra na fotografia foi feita para ser quebrada, em muitas situações o excesso de luz poderá valorizar sua imagem, tudo vai depender das suas intensões.
• Para conseguir boas fotografias você tem que preparar seu olhar para visualizar em preto e branco, ou seja, sem a escala de cinza. De início é meio complicado, mas com o passar do tempo será intuitivo e a visualização da composição passará a ser mais rápida.
• Se seu equipamento só fotografa no formato Jpg, existirá a opção de capturar suas fotografias em escala de cinza e depois realizar a conversão para o preto e branco. Para equipamentos que fotografam em Raw é preciso ajustá-lo para fotografar em ambos os formatos, lembrado que a especificação Raw não faz fotografia em escala de cinza, ou ainda, só ajustar para o Jpg.
• Este tipo de fotografia é ideal para impressão em papel para painéis, quadros e até grandes painéis. Tem muitas pessoas que montam painéis para decorar ambientes internos e até externos. É um tipo de fotografia que permite uma leitura diferenciada do que foi retratado e que possibilita também de maneira diferenciada a interpretação.
• Qualquer equipamento poderá produzir imagens para a conversão em preto e branco, com um detalhe importante, até mesmos imagens com problema, como, tremidas, fora de foco, ruído, entre outros, podem ser salvas e produzir resultados surpreendentes.
• Veja abaixo alguns exemplos. Boa experiência!
• Esta fotografia à esquerda ficou confusa, pelos mesmos problemas destacados acima, a falta de contraste e uma área muito grande de preto, quase não se percebe três bonecas japonesas.
• As demais fotos criaram imagens interessantes, porém, perde-se a definição do céu, por não ter nuvens, na íltima foto, mas ainda se visualizam as casas.
• Nestas imagens não existem os tons de cinza, apenas o preto e o branco, e ambos são responsáveis por definir as formas e volumes.
Introdução 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./21
• Estou lançando uma nova seção denominada “Preto & Branco - P&B”, em substituição à seção “Foto P&B”, que foi renomeada para “Escala de Cinza”.
• Por que toda essa mudança? A resposta é simples, em toda arte Preto & Branco é o uso apenas dos neutros preto e branco, portanto uma obra de arte onde aparecem tons de cinza não é P&B, mas sim, escala de cinza.
• A escala de cinza vai do preto, passa pelos tons de cinza, ou seja, a gradação tonal de cinza, até o branco. Portanto também é errado denominar uma imagem em “P&B” ou em “Escala de Cinza” de “Monocromia”.
• Monocromia é o uso de uma única cor e seus tons, portanto não é uma “Escala de Cinza”, toda cor faz parte do espectro luminoso e o “P&B” ou a “Escala de Cinza” não fazem parte da luz. Por essa razão é muito importante ler o livro “Da Cor à Cor Inexistente”, de Israel Pedrosa.
• Imagens em “P&B” são produzidas na maioria das vezes com o auxílio de um bom software grátis ou pago.
• Nosso objetivo é abrir mais uma porta para aquele ou aquela que desejar entrar no mundo da fotografia, mesmo com equipamentos compactos simples, intermediários, avançados, superzoom, mirrorless ou mesmo equipamentos de entrada e profissionais, aqueles que trocam as lentes.
• As imagens sépia ou envelhecidas estão entre as monocromáticas, pois são amareladas, queimadas (pichando para o marrom), entre outros tons entre o amarelo e o marrom.
• A fotografia em escala de cinza, além do preto e o branco, possui tons de cinza que variam do cinza 99% até o cinza 1%, pois o preto é 100% e o branco 0%.
• A escala de cinza mantém todos os detalhes das formas, luz e sombra, claro e escuro etc.
 
• A fotografia Preto e branco (P&B) tem nela apenas o preto e o branco, não havendo os tons de cinza, portanto haverá perda dos detalhes.
• A fotografia monocromática estará em uma única cor e com variação de seus tons, está variação será entre o tom 99% e o tom 1%.
• A monocromia mantém todos os detalhes das formas, luz e sombra, claro e escuro etc.
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