ImgExempl.03 - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

ImgExempl.03

Exemplos Práticos
Páginas
01 - 02 - 03
Índice
(Em ordem de lançamento)
• Grpo 45- Smartphone 01
• Grpo 44- Explorando a Luz 02 • Grupo 43 - Explorando a Luz 01 • Grupo 42 - Iluminação 01
Grupo 41 - Ajustes 01 • Grupo 40 - Alta velocidade para congelar movimento 01
• Grupo 39 - Em interior 01 • Grupo 38 - Iluminação Farolete de Led 01 • Grupo 37 - Smartphone 01 •
• Grupo 36 - Capturas 01 • Grupo 35 Igrejas Católicas Históricas 01 • Grupo 34 - Paisagem ou Retrato 01 •
Grupo 33 - Natureza Morta 01 Grupo 32 - Sombras Projetadas em Escala de Cinza 01 •
Grupo 31 - Flores 02 Grupo 30 - Flores 01 Grupo 29 - Luz/ISO 03 •
Grupo 44
Smartphones 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Dez./23
• Exemplos de capturas fotográficas com smartphones, fotos em Guarema - SP. Boa experiência e trabalho!
Grupo 43
Iluminação 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Nov./23
• Abaixo exemplos de fotografias explorando as ações da luz sobre a natureza e sua beleza. Estar atento, por exemplo, ao caminhar em um dia ensolarado, inclusive em torno do meio-dia. Nessa situação não há como ter pressa, ficar desatento, ou ainda, esperando um milagre.. Boa experiência e trabalho! Boas experiências!
Grupo 43
Iluminação 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Nov./23
• A luz pode ser explorada de diversas maneiras, seja ela natural ou artificial, nesta primeira matéria apresento exemplo de capturas de detalhes, ou seja, em um plano fechado. Faça sua análise observando como a luz é explorada nas fotos exemplo!. Boa experiência e trabalho! Boas experiências!
Grupo 42
Iluminação 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Set./23
• Interessante observar as diferentes leituras mudando apenas a cor da luz de fundo. Usei a taça de sorvete, plástico bolha, um iluminador de led com seleção de cor, o piso é uma grama artificial e um tecido azul de fundo. A iluminação foi contínua de led com um softbox, e a lateral com um farolete de led. Boa experiência e trabalho! Boas experiências!
Grupo 41
Ajuste 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul./23
• Nem sempre as condições de iluminação são as melhores possíveis e usar um flash iria perder o efeito luminoso do local. Usando o software pago, mas não caro, licenciado, o PhotoScape X Pro. Você poderá fazer ajustes melhorando a imagem. Poderia usar o Paint.Net, um software proprietário, mas grátis, o Gimp, livre e grátis, ou ainda, o mais caro e pago. Boas experiências!
Grupo 40
Alta velocidade para congelar movimento 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul./23
• Você pode congelar o movimento em uma fotografia aumentando a velocidade de obturação para disparo rápido, ou seja, acima de 1/500 seg. Apresento dois exemplo em uma corredeira, do Rio Parnaíba do Sul, em Guararema, SP, a primeira foto a velocidade na câmera Canon T4i, foi de 1/500 segundos, já a segunda foto, com a mesma câmera, a velocidade ajustada foi de 1/600 seg. Observe que as gotículas foram congeladas, em uma foto normal seria mais corrida ou escorrida, lisa, poderia ter feito as imagens com menor tempo de exposição, mas estes exemplos são suficientes.
 
• A leitura deste tipo de foto é mais impactante e envolvente. É possível fazer este tipo de captura com um smartphone, nem todos, com resultados interessantes. Só as câmeras compactas avançadas tem esta possibilidade, porém, o preço destes equipamentos em 2023 não compensam, pois os smartphones ocuparam este nicho, bem como as mirrorless estão substituindo as DSLR. Não passei configurações, pois raramente os ajustes serão os mesmo por depender do clima, cheia do rio, velocidade da água etc. Boa pesquisa e trabalho!
Importante: Sem a interferência de outras fontes de luz. Boa, análise, pesquisa e capturas!
Velocidade de Obturação:
1/500 seg.
Velocidade de Obturação:
1/1.600 seg.
Grupo 39
Smartphone 03
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mai./23
• As fotos que você verá foram capturadas com o Smartphone Samsung J6 com pequeno tratamento, contraste, em interior, Santiuário Nacional Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Boa análise!
Importante: Sem a interferência de outras fontes de luz. Boa pesquisa e capturas!
Grupo 38
Smartphone 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mai./23
• As fotos que você verá foram capturadas com o Smartphone Samsung J6 com pequeno tratamento, contraste, usando um farolete de Led. Boa análise!
Importante: Sem a interferência de outras fontes de luz. Boa pesquisa e capturas!
Grupo 37
Smartphone 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./23
• As fotos que você verá foram capturadas com o Smartphone Samsung J6 e nenhuma foi tratada, editada ou ajustada, ou seja, é crua, como saiu do aparelho. Apenas houve a redução do tamanho da imagem. Boa análise!
Importante: Usei o smartphone Samsung J6. Boa pesquisa e capturas!
Grupo 36
Capturas 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Dez./22
• Uma pergunta muito comum é: — “Como fazer boas fotografias?”, a melhor resposta é conhecer seu equipamento e suas possibilidades, saber “olhar” (o chamado olhar de fotógrafo ou fotógrafa), estudar, analisar fotos dos grandes fotógrafos, definir seu estilo etc. Não queira copiar fotos de outros fotógrafos, mas se inspire neles para as suas composições e capturas. Analise suas fotos e verifique no que poderá melhorar, não só dos acertos, mas também dos erros, por esta razão, não apague as fotos que estão com algum erro, quando for baixá-las analise-as com calma e bem detalhadamente, só depois as descarte. Saiba que o profissional também erra, mas ele sabe que ao analisar o erro haverá uma evolução.
• Pesquisar em livros, revistas especializadas, vídeos, cartões postais, na internet, redes sociais e ou sites, cursos online, jornais, na televisão, cinema etc.
Importante: Usei o smartphone Samsung J6 e aspecto 1x1. Boa pesquisa e capturas!
Grupo 35
Igrejas Castólicas Históricas 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Nov./22
• Para você analisar estas opções e fazer suas capturas explorando estas e outras possibilidades, veja abaixo quatro exemplos.
Grupo 34
Paisagem ou Retrato 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Out./22
. Nesta matéria vou falar de duas possibilidades de posição do equipamento, existem outras posições, porém só darei destaque para as posições paisagem (horizontal) e retrato (vertical) e que possuem características bem diferentes entre si.
• A posição paisagem o quadro se estende lateralmente, ou seja, é mais largo na horizontal e seu aspecto pode ser 3x2, 4x3, 16x9, 16x10, com exceção do aspecto 1:1, que é quadrado, os demais são retangulares e estão associados com a posição horizontal ou vertical, respectivamente, retrato e paisagem.
• A posição paisagem, como o próprio nome a identifica é a melhor opção para se fotografar paisagens, ambientes amplos, edificações, fotos de festas, casamentos, praias, serras etc. Já as fotos na posição retrato são ideais para retratos individuais ou duplas, como o dos noivos, garrafas, fotografar um edifício alto de baixo para cima ou o contrário, montanhas e picos isolados, árvores, entre outras possibilidades. É o fotógrafo ou fotógrafa quem decide para obter o melhor enquadramento e composição, ou ainda, a pedido do cliente, publicitário etc. Abaixo dois exemplos de enquadramento e composição, um na posição retrato e outro na paisagem. Faça sua análise! Bom trabalho!
Grupo 33
Natureza Morta 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Ago./22
• Abaixo exemplos simples e sem nenhum arranjo, como era característica das pinturas clássicas, o importante é expressar-se, e valorizar a sua maneira de ler o ambiente que está fotografando, crie e inove! Bom trabalho!
Grupo 32
Sombras Projetadas em Escala de Cinza 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mai./22
• É muito comum as pessoas desprezarem as sombras projetadas e os desenhos, contrastes e até textura criados por ela em suas capturas fotográficas, e, mais ainda, poucos as convertem em escala de cinza perdendo a oportunidade de se obter imagens interessantíssimas, diferenciadas e inéditas, nesta matéria e sugestão apresento seis fotografias minhas. Eu gosto muito de explorá-las, produzirem imagens interessantes e atrativas, mas também pelo resultado que é uma imagem bela, com um detalhe, com a conversão para o preto e branco, também produzirá resultado interessantes, como acontece na escala de cinza.
• Para fazer estas capturas é importante observar as sombras projetadas, sejam elas urbanas, rurais, litorâneas, de região de montanha, entre outras, e, ainda, em um estúdio com iluminação artificial ou não, usando luz contínua ou flashs. Boa análise, conclusão e excelentes capturas fotográficas!
Grupo 31
Flores 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr./22
• Esta segunda parte vem apenas com exemplos parar completar a anterior com atenção, só desta maneira é possível fazer capturas interessantes e diferenciadas. Importante, as quatro imagens menores foram capturadas usando um extensor macro de 2x. Boas capturas!
Grupo 30
Flores 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr./22
• Fotografar flores parece fácil, mas existem alguns segredos importantes para garantir a qualidade da imagem capturada. Um detalhe importante, não usar flash direto e muito próximo, se possível deslocá-los para rebater em uma parede ou teto. Caso seu equipamento tenha flash embutido é possível adaptar de forma caseira um difusor, condição que não é possível em muitos smartphones. As câmeras com sapata para encaixe do flash possibilitam encaixar um rádio flash e deslocá-lo para uma das laterais e até usar mais de um flash.
• Caso não tenha essa possibilidade, um farolete de led com a lente coberta por um difusor (papel vegetal, manteiga ou até um tecido de algodão bem fino), fixado com fita adesiva ou até um elástico para dinheiro.
Foto 01 – Observe que pela proximidade da câmera o que ocorre com a profundidade de campo. Você deve ter percebido que ela diminuiu, ou seja, o fundo está fora de foco ou não nítido.
Foto 02 e 03 – A primeira foto foi capturada a mais de dois metros com pouco zoom, já a segunda, o zoom está no máximo permitido pela Canon A640 que é de 4x (equivalente a full frame zoom entre 35 x 140 mm).
Foto 04 – Esta câmera permite no modo macro fazer capturas a 2 cm de distância entre o equipamento e o modelo, no entanto esta foto foi capturada a distância de aproximadamente 5 cm. Veja que algumas áreas mais distantes das pétalas perderam o foco.
• Foto 05 – Nesta foto é possível perceber a importância da menor profundidade de campo, pois ocorre a valorização do modelo em foco, deixando-o mais nítido.
Grupo 29
Luz/ISO 03
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./22
• A qualidade de uma fotografia depende do ajuste do ISO para que não ocorram ruídos e granulação indesejáveis, por essa razão é importante que você conheça seu equipamento e as suas possibilidades de ajuste do ISO, os equipamentos mais simples não produzem fotos de qualidade com ISO acima de ISO 800, por outro lado os mais sofisticados podem produzir imagens com qualidade com ISO acima de 1600.
• O ISO vai ser útil em diversas situações, por exemplo:
 
1. Em equipamentos onde o ajuste do diafragma e do obturador são automáticos;
2. quando a luz é fraca;
3. quando há uma sombra muito intensa na área em que será fotografada, mesmo com estouro de luz ao fundo;
4. no período da noite;
5. em interiores;
6. em áreas de mata;
7. em close-ups onde a iluminação não é a ideal, vale para fotografia macro;
8. quando se desejar uma imagem granulada ou com ruído;
9. em equipamentos que não possuam flash;
10. em fotos contra a luz.
 
• Ver e identificar o limite do ajuste ISO é fundamental para que não se decepcione, para que isso não ocorra ter um farolete de led pode ajudar, principalmente em fotografia em close-up ou macro, desta forma o usará lateralmente e não frontalmente. Bom trabalho!
Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo