ImgExempl.03 - FotoOlhar

Ir para o conteúdo

ImgExempl.03

Exemplos Práticos
Páginas
01 - 02 - 03
Índice
(Em ordem de lançamento)
Grupo 33 - Natureza Morta 01 Grupo 32 - Sombras Projetadas em Escala de Cinza 01 •
Grupo 31 - Flores 02 Grupo 30 - Flores 01 Grupo 29 - Luz/ISO 03 •
Grupo 33
Natureza Morta 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Ago./22
• Abaixo exemplos simples e sem nenhum arranjo, como era característica das pinturas clássicas, o importante é expressar-se, e valorizar a sua maneira de ler o ambiente que está fotografando, crie e inove! Bom trabalho!
Grupo 32
Sombras Projetadas em Escala de Cinza 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mai./22
• É muito comum as pessoas desprezarem as sombras projetadas e os desenhos, contrastes e até textura criados por ela em suas capturas fotográficas, e, mais ainda, poucos as convertem em escala de cinza perdendo a oportunidade de se obter imagens interessantíssimas, diferenciadas e inéditas, nesta matéria e sugestão apresento seis fotografias minhas. Eu gosto muito de explorá-las, produzirem imagens interessantes e atrativas, mas também pelo resultado que é uma imagem bela, com um detalhe, com a conversão para o preto e branco, também produzirá resultado interessantes, como acontece na escala de cinza.
• Para fazer estas capturas é importante observar as sombras projetadas, sejam elas urbanas, rurais, litorâneas, de região de montanha, entre outras, e, ainda, em um estúdio com iluminação artificial ou não, usando luz contínua ou flashs. Boa análise, conclusão e excelentes capturas fotográficas!
Grupo 31
Flores 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr./22
• Esta segunda parte vem apenas com exemplos parar completar a anterior com atenção, só desta maneira é possível fazer capturas interessantes e diferenciadas. Importante, as quatro imagens menores foram capturadas usando um extensor macro de 2x. Boas capturas!
Grupo 30
Flores 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr./22
• Fotografar flores parece fácil, mas existem alguns segredos importantes para garantir a qualidade da imagem capturada. Um detalhe importante, não usar flash direto e muito próximo, se possível deslocá-los para rebater em uma parede ou teto. Caso seu equipamento tenha flash embutido é possível adaptar de forma caseira um difusor, condição que não é possível em muitos smartphones. As câmeras com sapata para encaixe do flash possibilitam encaixar um rádio flash e deslocá-lo para uma das laterais e até usar mais de um flash.
• Caso não tenha essa possibilidade, um farolete de led com a lente coberta por um difusor (papel vegetal, manteiga ou até um tecido de algodão bem fino), fixado com fita adesiva ou até um elástico para dinheiro.
Foto 01 – Observe que pela proximidade da câmera o que ocorre com a profundidade de campo. Você deve ter percebido que ela diminuiu, ou seja, o fundo está fora de foco ou não nítido.
Foto 02 e 03 – A primeira foto foi capturada a mais de dois metros com pouco zoom, já a segunda, o zoom está no máximo permitido pela Canon A640 que é de 4x (equivalente a full frame zoom entre 35 x 140 mm).
Foto 04 – Esta câmera permite no modo macro fazer capturas a 2 cm de distância entre o equipamento e o modelo, no entanto esta foto foi capturada a distância de aproximadamente 5 cm. Veja que algumas áreas mais distantes das pétalas perderam o foco.
• Foto 05 – Nesta foto é possível perceber a importância da menor profundidade de campo, pois ocorre a valorização do modelo em foco, deixando-o mais nítido.
Grupo 29
Luz/ISO 03
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./22
• A qualidade de uma fotografia depende do ajuste do ISO para que não ocorram ruídos e granulação indesejáveis, por essa razão é importante que você conheça seu equipamento e as suas possibilidades de ajuste do ISO, os equipamentos mais simples não produzem fotos de qualidade com ISO acima de ISO 800, por outro lado os mais sofisticados podem produzir imagens com qualidade com ISO acima de 1600.
• O ISO vai ser útil em diversas situações, por exemplo:
 
1. Em equipamentos onde o ajuste do diafragma e do obturador são automáticos;
2. quando a luz é fraca;
3. quando há uma sombra muito intensa na área em que será fotografada, mesmo com estouro de luz ao fundo;
4. no período da noite;
5. em interiores;
6. em áreas de mata;
7. em close-ups onde a iluminação não é a ideal, vale para fotografia macro;
8. quando se desejar uma imagem granulada ou com ruído;
9. em equipamentos que não possuam flash;
10. em fotos contra a luz.
 
• Ver e identificar o limite do ajuste ISO é fundamental para que não se decepcione, para que isso não ocorra ter um farolete de led pode ajudar, principalmente em fotografia em close-up ou macro, desta forma o usará lateralmente e não frontalmente. Bom trabalho!
Direitos Autorais
• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoOlhar.com, antigo FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito fornecida pelo responsável, acima descrito.
Voltar para o conteúdo